terça-feira, 16 de junho de 2009

Pimenteira



Nome científico: Capsicum annuum
No Japão: 唐辛子 - とうがらし - Tougarashi

A pimenta é o nome comum dado a vários tipos de condimentos culinários de sabor picante.

Uma das plantas que fazem parte do vaso de 7 ervas. Sua função é dispersar mau-olhado, negatividade e até sentimentos ruins dos próprios moradores. E eu nem sabia que pimenta era erva =p

Por ser planta resistente, o povo diz que ela só se abate quando o mau olhado, do tipo seca pimenteira, é forte demais.

Contendo capsaína, substância antiinflamatória, antioxidante e liberadora de endorfina, a pimenta é indicada para pessoas que sofrem de enxaquecas ou dores de cabeça crônicas.

Rica em flavonóides e contendo mais vitamina C do que a laranja, reduz o risco de algumas doenças como câncer de próstata, catarata, diabetes e mal de Alzheimer.

Informações gerais sobre a pimenta no Wikipédia.

No Jardineiro.net ensina como cuidar de uma pimenteira.

Boas dicas de espécies, cultivo e outras informações você pode encontrar no Fórum pimentas.org. É super completo e acho muito bom para amantes da ardidinha.

E aqui um artigo interessante sobre os benefícios da pimenta na nossa saúde. Tudo em excesso faz mal, mas se for consumido moderadamente faz bem até pras hemorróidas. Ui!

A pimenta é retoricamente o último bastião de um conjunto de sete ervas, de tal modo que, para morrer, é preciso que a mandinga seja mesmo forte. Só um mau-olhado excepcional seria assim tão nefasto para se transformar num "seca-pimenteira". Rústica e resistente, a pimenteira não é, no entanto, a última a morrer num vaso de sete. Ela tem um ciclo vital determinado e, cumprido esse tempo, ela fenece, enquanto, a seu lado, estão ainda vigorosos o alecrim, a comigo e a espada-de-são-jorge, que normalmente são as três sobreviventes de um vaso originalmente com sete mudas. Há uma grande variedade de pimentas, mas as que mais se usam num vaso 7 ervas são cumari, dedo-de-moça e pimenta-de-bode.

Retirado do site Globo Rural

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008

Top image by FreeWebPageHeaders

Background image by Absolute Background Textures Archieve