quarta-feira, 24 de junho de 2009

Alface

Nome Científico: Lactuca sativa
Nome Popular: Alface
No Japão: レタス - Retasu
Propriedades medicinais: Calmantes, sedativas, antiácida, anti-reumática, calmante do estômago, diurética, eupéptica, laxante (leve)
Indicações: Insônia, nervosismo, agitação, conjuntivite, reumatismo, problemas gastro-intestinais, gases

Conhecida no antigo desde o ano 4.500 a.C é a Rainha das saladas devido ao seu sabor agradável e refrescante e facilidade de preparo. Pobre em calorias, 100 gramas contém cerca de 15 calorias, porém rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e vitaminas (A, C e niacina).

Existem muitos tipos de alfaces e a que mais facilmente encontramos aqui no Japão é a americana, que nunca tinha visto ou comido antes de chegar aqui. Gosto de alface, mas nunca gostei de lavar as folhas dessa "bolinha", sentia falta das alfaces crespas do Brasil. Aliás, sentia falta da feira livre do Brasil, ou pelo menos de São Paulo, porque minha cunhada catarinense não conhecia feira livre até ir morar em São Paulo.

Sempre associei alface com coisa fresca, porque ela se deteriora facilmente não podendo ser armazenada por longo tempo.



Gostoso nas saladas, sucos e chás, aqui no Japão experimentei o Retasu Chahan (レタスチャーハン) e amei a combinação. Nunca soube que podia cozinhar a alface, aliás sempre ouvi o contrário, que não se pode cozinhá-la. Se você ainda não experimentou, eu recomendo. É uma delícia!!!

Nessa pesquisa pra poder escrever sobre essa hortaliça vi que dá pra preparar refogada ou em sopas @_@

Mas seja lá como você costuma consumir, é gostoso e faz bem pra saúde. E eu ainda a prefiro nas saladas mesmo =p

Tinha medo de plantá-la porque minha mãe dizia que não plantava na horta dela porque era difícil de cultivar. Mas lendo a comunidade Horta em casa (Orkut) vi um monte de gente que plantava em garrafas pet e dava certo. Me animei, pois meus temperos (salsinhas e tomilho) estavam indo bem.

Imitei e plantei em garrafas pet. Queria muitas. Peguei 10 garrafas e preparei, furei, coloquei pedras no fundo, misturei terra com areia, tudo nos conformes.

Na hora de por as sementes veio a primeira dúvida: quantas colocar? Como não tinha lido sobre isso na comunidade dividi o pacotinho nas 10 garrafas.

Gente... é muita semente.

Germinaram rapidinho. Fiquei sem saber o que fazer e esperei até que desse as duas folhinhas iniciais que eu tinha lido.


Como podem ver, nasceu um monte de folhinhas, tudo juntinho, emaranhadas e sem condições de separar alguma coisa aí.

Deixei crescer mais um pouquinho e "tentei" separar cada mudinha em um vasinho (pet/caixa de leite). Impossível! Consegui separar apenas de uma das garrafas e desisti. Deixei desse jeito mesmo e que desse um monte de bolinhas juntinhas.

Mas não deu em nada. Cheguei a dar uma das garrafas para uma amiga que separou em uma jardineira e outro dia vi que estavam lindas e enormes. As minhas deixei morrer por falta d'água =p

Esse ano resolvi começar de novo com o auxílio de um vídeo que achei em uma das minhas inúmeras andanças pelo Youtube.





E realmente é muito fácil.

Bastam 3 ou 4 sementinhas em cada buraquinho e, quando brotarem, escolher a que parece melhor para cultivar. O resto é só aguar e cuidar pra que as praguinhas não comam as folhas antes de você.


23/05/2009

A maior da esquerda eu comprei assim, essa menor é uma muda que sobreviveu do ano passado, ambas americanas, e semeei no cantinho direito a crespa.


31/05/2009

Não existe a necessidade de arrancar o pé inteiro, basta tirar as folhas que vai consumir no dia e deixar o pezinho crescendo no vaso. Tire sempre as folhas de fora, que vai nascendo folhas novas no "olho" (meio). Assim terá alface pro resto da vida =D

E colhidas na hora realmente tem um sabor diferente, sinto que são mais doces e crocantes. Fora a vantagem de ter certeza que não foi usado produtos químicos em seu cultivo.

Mas percebi que meus 3 pezinhos não estão dando conta da demanda. E olha que só eu como alface em casa, heim. Preciso arrumar espaço nos outros vasos pra plantar mais alguns pés =p


23/06/2009

Mais informações é só googlar que terá váaarios sites com explicações técnicas mais detalhadas, mas vou facilitar a sua vida e indicar onde fiz minha pesquisa ;)
Aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

E para quem nunca viu semente de alface, as que eu plantei aqui são essas.


Americana


Crespa

Viu a quantidade de sementes que vem em um pacotinho? Na verdade vem mais porque aí eu já andei distribuindo pra uma pá de gente que quis plantar também. Deu pra ter uma idéia do estado dos meus vasinhos ano passado? Mas agora já aprendi huahuahua

Não parecem alpiste? =p

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008

Top image by FreeWebPageHeaders

Background image by Absolute Background Textures Archieve