terça-feira, 16 de junho de 2009

Manjericão


Nome científico: Ocimum basilicum
Nome popular: Manjericão, alfavaca, alfavaca-de-jardim, alfavaca-doce, basilicão, basílico, manjericão-de-molho, manjericão-doce, manjericão-grande, erva-real, alfavaca-cheirosa, alfavaca-d’américa, manjericão-branco, manjericão-de-folha-larga
No Japão: スイートバジル (Suito Badiru)

Erva da prosperidade, da riqueza e da abundância. Traz saúde e boas vibrações para as crianças.

Usada como repelente natural em jardins e hortas por causa de seu cheiro forte, eu conhecia apenas pelo uso culinário. Nunca soube a diferença de Sweet Basil e Basil, depois de algumas pesquisas vi que Sweet Basil é o nosso manjericão e Basil é a alfavaca.

A alfavaca tem as folhas maiores e o sabor mais suave (eu acho). De resto eu não vejo diferença nenhuma (opinião de leiga).

Ano passado fiz o vaso de sete ervas com alfavaca e fiquei com um pé E-NOR-ME que tapou a Espada de São Jorge =S



Esse ano fiz certinho, com uma planta menor que está crescendo e já está dando flores. Eu nem imaginava que isso dava flores e ano passado deixei morrer todas as mudas porque não sabia que tinha que tirar as flores pra prolongar a vida delas.

Pelo que li, quando floresce e dá sementes, a planta completa seu ciclo de vida e morre, se arrancamos os pendões, interrompemos o processo e ela continua crescendo até conseguir dar flores e sementes.


Já arranquei as flores e estou aqui esperando que essa informação esteja correta e meus manjericões continuem vivos.

Não suportam o frio também e necessitam de proteção no inverno. Mas quando chegou o inverno de fato elas já estavam secas, não adiantou nada eu ter coberto com um plástico e tive que jogar tudo fora e plantar novamente esse ano.

Amo, amo, amo o cheiro do manjericão. Gosto de comer em saladas e enfeitar pratos que o Helio não come =p

Agora estou aqui na luta, procurando o bichinho fidamãe que anda se alimentando da minha planta. Está tão escondida que não a encontro de jeito nenhum =/ Ano passado ela foi atacada por uma lagartinha verde que "queimava" se a tocasse. Mas acho que é o mesmo bicho que atacou meu mizuna que está fazendo o estrago agora.


Continuo na caça.

2 comentário(s):

Kika

Vou querer saber se tem q tirar mesmo as flores do manjericão! Estou plantando um pezinho ainda hoje, e esta mudinha já tem flores.
Será que dá pra plantar junto com a espada de são jorge em uma varanda? Tem q ficar replantando o manjericão? Beijo!

Alex Jimi Pomin

Oi Herika, tb tenho manjericão plantado em um vaso e o mesmo bichinho "fidamãe" atacou aqui tamb'rm. Como vc resolveu aí?

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008

Top image by FreeWebPageHeaders

Background image by Absolute Background Textures Archieve