terça-feira, 16 de junho de 2009

Guiné


Nome científico: Petiveria alliacea L.
Nomes Populares: Guiné, erva de pipi, tipi, tipi-verdadeiro, amansa senhor, mucura-caá, pipi
Em japonês: ギニアヘンウィード (Guinia Henwido) ou ムクラ (Mukura) ou ムキュリタ (Mukyurita)
Em inglês: pipi root, apacina, Congo-root, garlic weed, Guinea hen-plant, gully-root, skunk-root
Em alemão: Anamu, Mucura

No vaso de sete ervas serve para cortar o ciúme, a inveja e energias negativas que rondam o ambiente. Protege os moradores.

Plantinha tóxica enjoada pra cultivar. Ano passado ganhei dois galhinhos que não pegaram e secaram no vaso. "Roubei" uma mudinha que feneceu. As folhas ficaram brancas e acabou ficando apenas o toquinho seco =/



Ou eu não tenho mão pra guiné ou minha casa é "carregada" demais pra ela não conseguir sobreviver, já que as sementes não germinam também. Prefiro achar que é minha falta de jeito =p


Ganhei sementes ano passado e já andei distribuindo um pouco =p

Plantei algumas e sobrou isso aí. Se eu não tivesse ganhado nunca ia saber como é a semente. Diferente, não?


Semeei guiné mas só nasce erva daninha

Uma amiga que me deu a mudinha que plantei no vaso de sete ervas disse que pode plantar e esquecer, ela demoooooora pra brotar. Eu coloquei na sementeira e como não via atividade nenhuma lá achei que as sementes já tinham ido pro saco, mas parece que as sementes que ela plantou ano passado só brotaram esse ano. Vi o vaso dela cheinho de brotinhos e nunca imaginei que demorasse tanto pra planta dar o ar de sua graça.

Vamos ver se ano que vem vou conseguir mostrar um monte de brotinhos também. Por enquanto estou cultivando a muda no vaso de sete ervas e o vaso maior que ganhei do meu"pai" porque fiquei chorando que minha guiné não vinga =D.

Para saber mais detalhes sobre essa erva melhor ler Plantas e Ervas Medicinais, Plantas Medicinais, Ervas, Frutas e Hortaliças na Saúde, Wikipédia (em inglês), Associated Content, Wiktionary, Oisat.

Engraçado o que se acha na hora que vai pesquisar apenas para descobrir o nome em japonês. Achei um remédio líquido com um índio no rótulo, do laboratório Amazon Therapeutic Laboratories, mas não consegui entender pra que ele serve.

Aqui achei uma foto da flor, que eu nunca tinha visto. Agora estou ansiosíssima esperando que dê uma florzinha dessas por aqui pra eu poder tirar sementes =p

Originária da floresta amazônica, a guiné acabou sendo levada para a África, onde ganhou o nome de "planta do Congo". Os escravos, no Brasil, cedo notaram que a guiné contem um princípio venenoso, que acabaram usando em poções para enfraquecer senhores que se mostravam especialmente cruéis ou que abusavam da mulher ou das filhas dos cativos. Esse uso deu à guiné um apelido: "amansa patrão".

O veneno é muito fraquinho, de forma que, para fazer efeito, devia ser ministrado por muito tempo, o que levava a uma observação contínua do estado físico do senhor para ver se ele já estava emagrecendo, ficando amarelo, fraco, para confirmar que a poção estava funcionando direito...

Retirado do site Globo Rural

11 comentário(s):

Chi

Onde posso arranjar sementes desta planta? Pode me responder para meu email ametista51@gmail.com por favor.
Obrigada

Unknown

Olá Chi, obrigada pela visita.

Eu posso te mandar as sementes de Guiné se quiser. Me passa o seu endereço que assim que puder eu te envio.

Mas coloque na cabeça que elas demoram muito pra germinar, se plantar agora só vão começar a nascer no verão do ano que vem, ok.

Anônimo

Olá, Hérica.
Assim como Chi, gostaria de me poderia arranjar as sementes mudinha de Guiné (penso que seja assim o nome certo).
O meu email é mafaldareal@gmail.com.
Muito obrigada.

Unknown

Olá Mafu, obrigada pela visita.
Uma pena que a Chi não me responda, mas mando as sementes pra você, sim. Me mande seu endereço que eu envio assim que der ;)

Unknown

procuro sementes de guine para uma amiga se possivel mudas como faco para conseguir

Nagae

Ola Herika,

Vc saberia me dizer se existe algum cuidado especifico com a guine? Tipo de terra, quantidade de agua, epoca de plantio das sementes, clima ideal...moro em Hamamtsu, no estado de Shizuoka.
Consegui algumas sementes e plantei-as em 24 vasinhos em Fevereiro deste ano e brotaram em Junho apenas 5, dos quais 2 pereceram com as chuvas de Julho.
Desde ja agradeco.

Um gde bjo!

Unknown

oi gostaria muito de sementis de guine poderia me vender,meu tl,e 09066458280,se poder entrar em contato agradecida

erika

oi, eu me chamo erika adorei sua pagina! arigato! filha gostaria de saber aonde vc conseguiu a guine? o site? se possivel meu mail e erikawatanabe@hotmail.com e meu facebook e Erika Watanabe moro na regiao de gifu.onegai

Unknown

Ola!gostei do seu blog!pois adoro plantas tbem.
Moro aqui em Tokyo e estou buscando o Guine,ta dificil de achar viu?!rsss,mesmo falando o nome em japones!vc poderia me ajudar? muito obrigada!aguardo sua resposta!bjs!

erika

ola! boa noite! gostaria de saber aonde encontrar a guine.meu mail e erikawatanabe@softbank.ne.jp erikawatanabe@hotmail.com meu tel e 080-3641-9534.

erika

boa noite.gostaria de saber aonde comprar a guine por favor.erikawatanabe@softbank.ne.jp erikawatanabe@hotmail.com 080-3641-9534

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008

Top image by FreeWebPageHeaders

Background image by Absolute Background Textures Archieve