terça-feira, 16 de junho de 2009

Vaso de 7 ervas


Uma grande dificuldade aqui no Japão para poder montar o vaso de sete ervas é encontrar todas as ervas. E para procurar tem que saber o nome em japonês até mesmo pra poder encomendar, se for o caso.

Pode ser apenas superstição, mas me sinto melhor tendo uma proteção natural assim. E realmente acho que protege porque dependendo das visitas que recebo a arruda seca de uma maneira impressionante.



Bom, pra quem não sabe as ervas mais comuns usadas são:


O vaso do ano passado ficou lindo, com exceção da guiné, tudo cresceu muito e bem forte. A pimenteira deu um monte frutos que distribuí pra um monte de gente, já que não como pimenta. Mas o inverno rigoroso não perdoa. Sem espaço pra colocar o vaso dentro de casa, o jeito foi cobrir com um plástico pra proteger das geadas e da neve, mas mesmo assim, a pimenteira, o manjericão, a espada-de-São-Jorge e o comigo-ninguém-pode sucumbiram e tive que comprar novamente.

O alecrim ficou enorme e achei melhor deixá-lo separado, coloquei um pézinho menor.

A guiné não pegou ano passado e acabei jogando fora. Ganhei nova muda e parece que desta vez a bichinha pegou bem pois está saindo novas folhas todos os dias. Eu tinha ganhado sementes que plantei mas ainda não germinaram.

Fiz outra mudinha com manjericão, já que a do ano passado não resistiu o frio, e estou de olho pra não florescer. Desta vez fiz com manjericão certinho. Ano passado fiz com alfavaca e não sabia =p Mas também, como ia saber que são duas plantas diferentes? Pra mim era a mesma coisa, só diferente no tamanho das folhas, o cheiro e o sabor é igual =/


Está assim agora. Saindo folhinhas novas do comigo-ninguém-pode, vamos ver se fica cheião como o ano passado.

Não existe uma regra rígida na escolha das plantas, elas podem variar dependendo da região do país e sendo possível algumas substituições em caso de não achar determinada erva.

  • Trevo-de-quatro-folhas (Oxalis Deppei) ou Levante no lugar da comigo-ninguém-pode, que é altamente tóxica. Melhor escolha para quem tem crianças ou animais.
  • Alho no lugar da guiné, pois este tem todas as características de limpeza e proteção.

Este vaso pode ser colocado em qualquer ambiente que se deseja proteção e limpeza energética. Coloque na sala, na porta de entrada, no hall ou varanda, na sua cozinha, na recepção, no escritório ao lado de sua mesa de trabalho, qualquer lugar desde que haja muita luz e pelo menos um pouco de sol direto todos os dias.

O viço das plantas é o medidor das vibrações do ambiente. Quando, mesmo que bem cuidada, uma das mudas murcha ou apresenta queda de vitalidade, é sinal de que ela absorveu alguma negatividade e a planta cumpriu sua função.

Reza a crendice popular que um vaso perto da porta de entrada segura e repele as energias nocivas. A pessoa ao ver o vaso de sete ervas, irá desviar momentaneamente sua atenção da porta principal, para o vaso. Isto fará com que as energias negativas fiquem presas nas plantas. Coitadas...

No Globo Rural uma vez saiu uma reportagem sobre mau-olhado e fala sobre o vaso, ensinando como montar um, as funções de cada erva, etc.

No site a vida ao vivo achei uma crônica muito divertida sobre o assunto, que se não tivesse a necessidade de abrir no IE seria perfeito =p

3 comentário(s):

Nagae

Olá,

Tb moro no Japão e recentemente comecei a busca pelas plantas para fazer o vaso de 7 ervas. Por isso, durante as minhas pesquisas encontrei a sua pagina e a achei bastante instrutiva. Obrigada!
Estou tendo bastante dificuldades para encontrar a Guiné, vc saberia me dizer onde encontra-la, sejam mudas ou ate mesmo sementes? Sera que existe alguma loja brasileira q as vende? Sei que no Brasil se encontra facilmente ate nos matos. Um gde abraço!

Gabriel

Ola,tambem moro no Japao,e quero muito montar um vazo desses,vc encontrou a maioria dessas plantas aqui?E as que voce encomendou for pedido para alguem lhe mandar do brasil?

Liarte Decoracoes

Ola.... Gostaria de saber se vc fornece a semente de guine? Qualquer coisa estou no face como Eli Duarte
Meu email-malhuka@hotmail.com
Grata

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008

Top image by FreeWebPageHeaders

Background image by Absolute Background Textures Archieve