terça-feira, 30 de junho de 2009

Shimin Nouen - 市民農園



É a "fazenda do cidadão" =p Afff... Tradução tosca =p

Shimin nouen é um projeto de algumas prefeituras onde aluga-se um terreno aos cidadãos para o cultivo de uma horta por um determinado período, com o objetivo que estes tenham mais contato com a agricultura, compreendê-la melhor e obter experiências.

Achei aqui uma relação dos telefones dos Noukyou's (農協), abreviatura de Zenkoku Nougyou Kyoudou Kumiai (全国農業協同組合). Cooperativa agrícola que em inglês ficaria Japan Agricultural Cooperatives, a JA que vemos por aí.



Fui me informar sobre o assunto. Liguei para o telefone que está nesta lista e mandaram ligar na prefeitura. Me deram o telefone do Setor de Pesca e Agricultura, o Nourinka (農林課) e o telefone estava errado =/

Acabei indo até lá pra conversar. Creio que cada prefeitura tenha suas próprias regras para o aluguel, aqui onde moro tenho que contactar diretamente o dono do terreno e acertar com ele sobre o aluguel, forma de pagamento, etc.

Tem três dessas "hortas comunitárias" (se é que posso chamar assim) aqui e me deram o telefone do dono do terreno que está com vagas agora.

Costuma-se abrir inscrições em fevereiro/março. A taxa varia de 3 a 5 mil yenes anuais (aqui, ¥ 4200). O lote varia entre 30 a 100 m² (aqui, 50m²). Contrato variando de 1 a 3 anos (aqui, 2 anos).

Li que tem lugar pra fazer kyukei, mangueira, água, banheiros. Não pode comercializar os produtos cultivados e não pode plantar nada que ultrapasse 2 metros.

Fui procurar o lugar pra ver como é e tirar umas fotos, se fosse possível, mas não achei o lugar =/

Quando parar de chover e eu puder sair com calma com as meninas vou procurar novamente.

Achei interessante e barato pra quem não tem espaço mas gosta de plantar.

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008

Top image by FreeWebPageHeaders

Background image by Absolute Background Textures Archieve