terça-feira, 16 de junho de 2009

Espada-de-São-Jorge



Nome científico: Sansevieria Trifasciata Laurentii
Nomes populares: Espada-de-São-Jorge, Rabo-de-Lagarto, Língua-de-Sogra, Sansevéria, Bastão-de-São-Jorge, Espada-de-Ogum, Ife, Jife, Lança-de-Ogum, Lança-de-São-Jorge, Linho-Africano, Palma-de-São-Jorge
No Japão: サンセベリア (Sanseberia) ou サンスヴェリア (Sansuveria)

Suas folhas em forma de lança sugerem proteção contra as tentações e feitiços. Ela atrai sorte e afasta mau-olhado.

Planta que recebe esse nome por ter a aparência de uma espada. São Jorge é um santo cristão conhecido pelo feito de matar um temível dragão com sua espada. É chamado santo guerreiro, que enfrenta o mal e o extermina completamente.

Esta planta tem a propriedade de cortar brigas, desarmonias, combate perseguições e energia negativa originada de pessoas com gênio forte. É indicada para pessoas que não tem o poder de lutar e para pessoas que tem dificuldade de inspiração para realizar trabalhos de ordem mental. É também muito útil na defesa do lar.

Para o caso de pessoas com vícios, com gênio forte, ou tendência a provocar brigas em casa, pode-se colocar duas Espadas-de-São-Jorge cruzadas embaixo do colchão da pessoa em questão.

No caso de visitas indesejadas, coloca-se a espada atrás da porta.



Para expulsar pessoa indesejada que mora na mesma casa, pode colocar as espadas cruzadas, invertida, embaixo do colchão.

Tudo isso faz parte do folclore brasileiro em relação à essa planta. Independente de tudo isso eu a acho muito bonita e de fácil cultivo. O único problema dela é não suportar o frio. Não tenho como colocá-la dentro de casa e ela acaba morrendo.


Essa foi uma das primeira que tive comprada no 100 Yen Shop


Ficou assim depois da neve e acabou "cozinhando"

Aliás, descobri que o que tenho (porque é a única que acho vendendo por aqui) não é a Espada-de-São-Jorge, é a Espada-de-Santa-Bárbara, pois tem bordas amarelas nas folhas. A Espada-de-São-Jorge não tem essa borda. Como você pode ver aqui.

Aqui achei uma foto das flores, que eu nunca tinha visto. Aliás, não sabia que essa planta dava flores =p

Esteve na moda aqui no Japão uns tempos atrás porque dizia-se que ele purificava o ar, absorvendo energias nocivas produzidas pelos aparelhos eletrônicos e produzindo Minus Ion (マイナスイオン), o íon negativo.

Há uma vasta literatura sobre os íons negativos tratando como eles agem e quais os seus efeitos. Todas as pesquisas levam para mesma conclusão, que são inúmeros os benefícios que os íons negativos nos proporcionam.

Mas o que é um íon? Íon é um átomo que ganhou ou perdeu um ou mais elétrons, sendo denominados respectivamente de íons positivos e íons negativos. Encontramos no meio ambiente, partículas dotadas de cargas negativas, ou seja, partículas que contém íons negativos e partículas dotadas de cargas positivas, contendo íons positivos.

Pesquisas científicas indicam que os íons positivos, quando presentes no meio ambiente, fazem-nos sentir cansados, de mau humor, afetando até na capacidade de trabalho, ao passo que, os íons negativos tem efeitos justamente opostos.

Esses efeitos têm sido aproveitados de diversas formas. Para fins terapêuticos, por exemplo, instalam-se equipamentos denominados ionizadores negativos que emitem no ar ambiente pequenas cargas negativas controladas que levam a um alívio considerável aos pacientes.

Informação copiada daqui.

Achei vendendo três variedades aqui. Eu queria todas =p E pra comprovar que coisas que estão na moda são caras olha o preço desse vaso.

Tanto se dá em terra como na água. Basta pegar uma muda ou uma folha e plantá-la na terra, com luz média e água o quanto baste.

Se puser num copo ou vaso com água, também pega, desde que troque a água regularmente.

Além dessa que está no vaso de sete ervas tenho uma versão mini dentro de casa.


Tenho ainda a Espadinha ou Espada-de-São-Jorge-Anã, ambas compradas no 100 Yen Shop.



E estou protelando pra tentar fazer uma mudinha na água e garantir pro meu vaso de sete ervas do ano que vem. Já que essa planta tem o desenvolvimento lento, melhor começar desde agora, né =p

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008

Top image by FreeWebPageHeaders

Background image by Absolute Background Textures Archieve