terça-feira, 30 de junho de 2009

Couve manteiga

Nome científico: Brassica oleracea L. var. acephala D.C.
Nome comum: Couve manteiga ou couve de folhas
No Japão: ケール (Keru), do inglês Kale
Nota: A couve ornamental (ornamental cabbage), tem o nome científico Brassica oleracea L. var. acephala DC. f. tricolor Hort, em japonês é 葉牡丹 (ハボタン - Habotan)、牡丹菜 (ボタンナ? - Botan'na)、花キャベツ (ハナキャベツ - Hanakyabetsu). São aqueles repolhões que enfeitam vasos no final do ano. Olhem aqui (em japonês) e aqui (em português). Mesmo nome científico, plantas completamente diferentes.

Rica em vitamina A, B1, B2, B5, C, D, E, K, ferro, enxofre, potássio, sódio, cloro, magnésio, cálcio, e pequena quantidade de fósforo. Contém mais vitamina C do que a encontrada nas frutas cítricas.

Propriedades medicinais
  • É forte remineralizante, laxante, oxidante, e boa para asma e bronquite.
  • Boa para combater as enfermidades do fígado (como a icterícia) e do estômago, os cálculos renais, biliários, as hemorroidas, a colite ulcerosa, as menstruações difíceis ou dolorosas.
  • Dá excelentes resultados contra o bócio exoftálmico.
  • Seu suco é um esplêndido vermífugo.
Gostam de muito sol, mas o calor acima de 32° não é recomendado. As couves gostam de solo frio e humoso com bilhões de minhocas e minhocuçus e névoa.



Monte nebulizadores utilizando bicos de spray que fazem a névoa bem fina no período das 11 às 16 horas ou nas horas mais quentes do dia permita que fique cheio de folhas trituradas em volta das plantinhas.

Evite carpir em excesso.

A sabedoria popular diz que a couve só é boa se apanhar geada, ou seja frio noturno intenso.

Plantei ano passado e abandonei. Pode-se dizer que é uma planta resistente pois ela sobreviveu ao inverno e à falta de regas.

Esse ano resolvi cuidar melhor das minhas plantinhas e dei uma geral no "vaso". Limpei, afofei a terra e semeei mais um pouco, já que não sabia quantos poderiam brotar e vingar.


31/05/2009

Usei uma lixeira que ia para o lixo, pois estava encostada. Furei o fundo e como é meio transparente, forrei a parte interna com caixas de leite porque fiquei com preguiça de pintar =p


04/06/2009


09/06/2009

Estava feliz com o crescimento delas, germinou quase tudo o que semeei, aí reparei que algumas folhas começaram a amanhecer furadas *.*

Procurava mas nada achava no vaso ou nas folhas. Borrifei calda de cigarro nelas. Borrifei salmoura no vaso para afastar as lesmas. Acho que fiz tudo certinho.

Aí um belo dia amanheceu com quase todas as folhas comidas...


19/06/2009

Muita calma nessa hora.

Nesse dia encontrei duas larvinhas (brocas?) filhas da mãe que estavam se alimentando da minha pobre couve.

Esmaguei-as, limpei as folhas estragadas e cultivei a paciência para esperar nascer novas folhinhas.

Li sobre uma forma de prevenir que borboletas e mariposas pousem nas plantas. Assim elas não depositam seus ovos das quais emergem as lagartas nas nossas preciosidades.
Para isso, usam-se cascas de ovos BRANCOS espetados em paus e espalhadas pela horta.

Deve-se furar os ovos na ponta mais estreita, retirar as gemas e as claras.

Ajustar varetas nas aberturas dos ovos e espetar esses paus com as cascas dos ovos a cada 40 cm de canteiro de couve e rúcula. Os paus devem ter comprimento suficiente para que as cascas dos ovos fiquem a 15 cm da altura das plantas.

À medida que as verduras crescerem, trocar as varetas por outras de maior comprimento, de modo que os ovos fiquem sempre a 15 cm acima das hortaliças.

Na presença dessas cascas brancas, as mariposas voam por cima das plantas, mas não pousam nelas para depositar os ovos (elas pensam que são ninhos de pássaros seus predadores).

Dica dada por um membro da comunidade Horta em casa.


23/06/2009

Claro que experimentei, não custava nada, né. E realmente as folhas cresceram sem furos.

E como crescem rápido, acho que é o sol forte alternado com os períodos de chuva, sei lá. Sei que estava feliz e vendo quando vou ter que transplantar porque li que couve tem raízes muito grande e precisam de muito espaço para se desenvolverem. Então exigem um vaso maior, né.

Só que ontem...


29/06/2009

Está chovendo muito desde ontem, por isso acho que não adianta eu pulverizar nada nela. Estou esperando pra ver como ela fica. Aliás, só agora que prestei atenção na dica e vi que minha haste é muito curta, vou trocar amanhã mesmo. Apesar que com essa chuva não tem borboleta nenhuma voando por aqui =p


Essas são sementes que achei no Cainz Home. Vem bastante. Plantei ano passado, plantei esse ano, distribuí e ainda tem esse monte.

Dá pra fazer testes com formas de plantar até cansar. Acho que vou tentar semear em sementeiras =D

3 comentário(s):

Miyuki

Ai Herika, estou rindo ate agora do que voce escreveu!Muita calma nessa hora!!!Tive que ter muita, mas infelismente nao consegui salvar minha plantacao de couve!!Essas benditas largatinhas comeram tudo em menos de 1 semana e olha que os meus couves estavam grandes!Como comecei do zero com a minha horta...vou experimentar essa tecnica dos ovos, achei interessante!Parabens!Adorei seu Blog!Vou consulta-lo sempre para as minhas plantacoes!!!

Unknown

Oi vou tentar a sua dica pois minha couve ta feia e cheia de buracos, parece uma peneira rsrs.
Tenho uma horta na Rep Tcheca. ai deposi te falo o que aconteceu.
Vou te adicionar no meu blog. porque adorei suas dicas.
http://www.vivendonareptcheca.blogspot.com/

Unknown

http://www.vivendonareptcheca.blogspot.com/
faz uma visita la no meu blog.
vou ficar contente com sua presença

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008

Top image by FreeWebPageHeaders

Background image by Absolute Background Textures Archieve