terça-feira, 16 de junho de 2009

Arruda


Nome científico: Ruta graveolens L, Ruta montana, Ruta sativa, Ruta hortensis, Ruta latifolia
Nomes populares: Arruda, arruda-fedorenta, arruda-doméstica, arruda-dos-jardins, ruta-de-cheiro-forte
No Japão: ルー (Ru) ou ヘンルーダ (Henruda) ou ルタ・グラベオレンス (Ruta Gurabeorensu)

A arruda talvez seja a planta mais antiga dentre as sete ervas.

No Evangelho de São Lucas, no capítulo 11 versículo 42 da Bíblia tem uma citação da arruda.

“Mas, ai de vocês, fariseus, porque vocês pagam o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixam de lado a Justiça e o amor de Deus. Vocês deveriam praticar isso, sem deixar de lado aquilo.”

Plantinha malcheirosa é a erva preferida das benzedeiras, usada para dispersar energias confusas.

Foi uma das primeiras que comecei a cultivar e sobreviveu bravamente à minha inexperiência, a preguiça de regar e às intempéries do tempo.



Se cobriu de neve no inverno e quando vi que esta não derretia e começou a virar um gelão em cima dos vasos, resolvi jogar água quente em cima.



A neve derreteu e as plantas não morreram =p Bom, na verdade, algumas não resistiram, mas eu acho que foi por causa do frio e não por causa do banho quente.

Ficaram grandes, enormes e cheias. Lindas e fedidas. Detesto o cheiro da arruda, quando ganhei, estava grávida da Karina e quase morri com o cheiro dentro do carro. Lembro que era inverno, estava frio mas tive que vir com as janelas abertas.

Mas comprovando a crendice de que ela afasta mau-olhado, secou depois da visita de uma pessoa que estava muito carregada. Quando eu contei isso, ela me disse que secou uma touceira de arruda que estava na casa de outra amiga dela.

Ela funciona =D

Indicada para equilibrar o fluxo menstrual, principalmente a escassa, os óleos essenciais (em profusão nessa espécie) combatem cólicas e eliminam o excesso de gases.

A rutina, um de seus compostos, reforça a parede dos vasos sanguíneos e evita varizes.

Mas cuidado, o uso interno deve ser moderada pois ela é tóxica. Grávidas não devem consumir de jeito nenhum pois há, em seus óleos essenciais, substâncias que podem causar hemorragia intensa, levando à morte em casos extremos. Também não se deve ficar exposto ao sol depois de usá-la pois a planta possui compostos que mancham a pele.

Usada como repelente natural em jardins e hortas, dizem espantar os pulgões, mas ano passado minhas arrudas se infestaram com o que parecia ser pulgões =/

Como o poejo, é excelente para lavar os animais domésticos, para acabar com as pulgas e é inofensiva aos bichos. É utilizada também para combater a sarna. Infusão com 4 colheres (sopa) de arruda em 1 litro de água. Seus ramos atuam como repelente de ratos.


23/05/2009

1 comentário(s):

RRj

Gostei deste Blogue é interessante. Vou ver se consigo a Arruda, para afastar as más energias. Eu e a minha família estamos extremamente necessitados.

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008

Top image by FreeWebPageHeaders

Background image by Absolute Background Textures Archieve