terça-feira, 16 de junho de 2009

Alecrim



Nome científico: Rosmarinus officinalis
Nome popular: Alecrim, alecrim-de-jardim, alecrim-rosmarino, libanotis, alecrim-da-horta, alecrim-de-cheiro, alecrim-rosmarinho, alecrim-rosmarino, alecrinzeiro, erva-da-graça, rosmarino
No Japão: ローズマリー (Rozumari)

Não raro, sempre que ouço seu nome eu lembro da canção que aprendi em minha distante infância.




Apesar de não conseguir associar a planta que tenho aqui com a planta da música. As folhas não são douradas, pra mim são verdes. Podia estar falando das flores então? As flores daqui são de um roxo azulado, nada de dourado. Não entendo =p



Atrai alegria, vitalidade e concentração. Na Grécia Antiga, simbolizava a imortalidade.

Ervinha de cheiro adocicado muito forte, nunca soube como usá-la na cozinha.

Muitos são os mitos que envolvem essa planta. Dizem que a flor, originalmente branca, teria ficado azul após ser coberta pelo manto de Nossa Senhora.

Outra curiosidade do alecrim é a relação com Jesus. Evangelhos não reconhecidos afirmam que o alecrim tem três "coincidências" com a vida de Jesus:
  • A planta só vive 33 anos, idade de Cristo
  • Sua altura máxima é também a do messias
  • Os olhos de Jesus, de um tom azul-claro, são da cor da flor do alecrim
Mas existem na Europa plantas com quase 2,5 metros de altura. E geralmente ele vive de dez a 15 anos. É uma planta perene, mas não com uma vida tão longa.

Planta aromática, o alecrim já serviu para dar sabor especial a vinhos e é um dos preferidos para produzir fumaça em defumações rituais.

Se for plantar a partir das sementes deixe na geladeira por uma semana antes de por no vaso. Se possível, plante no lugar definitivo pois eles detestam ser transplantados.

Por estaquia, basta cortar um raminho novo, aqueles que ficam bem em cima e enterrar. Regue sempre e proteja do sol direto até "pegar". Depois regue apenas quando perceber que a terra está seca, ele não gosta de muita água.

Planta perene significa que ela seca no inverno e rebrota no verão, portanto não faça como eu que joguei fora achando que ele morreu.

Minhas primeiras experiências com o alecrim não deram muito certo e todas as mudas que eu comprei não vingaram. Depois de uma certa insistência começou a ficar bonito e cresceu forte perfumando a entrada de casa.

Tinha um pézinho em um vaso menor separado, porque li (não lembro onde) que ele não gosta de dividir vaso com ninguém. Estava bem grandinho, bonito e secou completamente no inverno. Como eu ainda não sabia que ele era perene, achei que tinha morrido :S

Esse da foto estava no vaso de sete ervas e como estava muito grande eu o isolei, tirei um brotinho e plantei no outro vaso pra não ficar com 6 ervas =p


04/06/2009

Estou tentando enrolá-la pra ver se ela ocupa menos espaço aqui. Por enquanto está dando certo, espero ter sucesso nessa empreitada.

Maiores informações aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008

Top image by FreeWebPageHeaders

Background image by Absolute Background Textures Archieve